Nosso Sistema

O Butoku Dojo oferece a seus alunos 5 áreas diferenciadas de conhecimento que consideramos fundamentais para a formação de lutadores competentes:

Defesa Pessoal

Oferecemos aos praticantes as competências relativas a defesa pessoal, incluindo: comportamentos de segurança pessoal, proteção de indivíduos, luta contra um ou mais oponentes e conhecimento e prática de armas brancas e de fogo.

Cultura Tradicional Japonesa

O Butoku Dojo mantém uma forma tradicional de ensino, respeitando a cultura japonesa. As qualidades incentivadas nos tempos antigos, como comportamento apurado e prática dos rituais de etiqueta do Dojo desenvolvem no praticante sua capacidade de concentração, perseverança, autocontrole e disciplina necessárias para o fortalecimento da mente e calma de espírito. Encorajamos as práticas de refinamento espiritual e acreditamos que estas são ferramentas positivas de transformação.

Autoconhecimento

Mais que uma simples atividade física, buscamos um caminho de virtude a ser seguido por meio do autoconhecimento e da prática marcial. Os ensinamentos difundidos pela arte são incentivados a serem praticados não só no Dojo, mas também fora dele, sejam com a família, amigos ou colegas de profissão. Buscamos ser pessoas melhores ajudando e protegendo aqueles que fazem parte de nossas vidas.

Estratégia Marcial ou Combate indireto

Não só ensinamos os praticantes a lutar no campo físico, mas também no campo intelectual e político, por meio da estratégia marcial. Os alunos aprendem a combater de forma sigilosa, ou até mesmo, invisível. Trata-se de, através estudo de comportamentos humanos, desvendar ferramentas de manipulação, que podem ser aplicadas de forma individual ou coletiva. Ressaltamos que este conhecimento deve ser usado para atitudes nobres e positivas, como evitar situações de violência física e nos proteger da exploração de outros.

Condicionamento físico

De nada vale técnica sem preparo e desenvolvimento dos atributos físicos. Cientes doisso, utilizamos exercícios específicos com o intuito de fortalecer os músculos, articulações, pulmões e outros órgãos do corpo humano, permitindo a conservação de uma saúde plena e a realização de proezas físicas com naturalidade. O treinamento consiste em exercícios de força, alongamentos específicos e exercícios respiratórios.

Nossos Diferenciais

Além do método de treinamento diferenciado já apresentado, a Butoku Dojo está proporcionando a comunidade de artistas marciais uma ampla gama de conhecimento especifico:

Defesa pessoal visando a incapacitação do oponente

Ao contrário da maioria dos esportes, a Butoku Dojo propõe-se a ensinar o combate real, isto é, não utiliza regras ou técnicas cujo objetivo não seja a incapacitação do oponente. Não há limitações durante o treinamento e o aluno desenvolve uma consciência plena das fraquezas do corpo de forma a atacá-lo sempre da maneira mais eficiente. Uma vez que a “trapaça” é permitida, uma nova visão de combate é estabelecida.

Utilização de armas únicas

A organização oferece treinamento com alguns tipos de armas únicos que desenvolvem as aptidões físicas e o controle corporal do praticante, como Espadas (de comprimentos variados: katana, tachi, kodachi; sozinhas e aos pares), Facas (de comprimentos variados; sozinhas e aos pares), Bastões (de comprimentos variados: 90cm, 120cm, 180cm), Cordas (para atacar, se defender e amarrar os oponentes), Kusari Fundo (Corrente com dois pesos), Kusarigama (Foice com corrente e peso), Lanças, Alabardas, Kamayari (Lança com lâmina de foice na lateral), Kyoketsu Shoge (Ponta de Kamayari com corda e anel metálico), Jutte (Garfo de metal utilizadopela policia japonesa para desarmar e imobilizar oponentes), Tessen (Clava de metal disfarçada de leque), Kunai (lâmina utilizada como ferramenta para cavar e escalar), Shuriken (Lâminas de arremesso) e armas de fogo (réplicas). Após a experiência com tamanha diversidade o aluno torna-se apto a utilizar qualquer tipo de ferramenta, seja articulada rígida ou de arremesso com maestria e eficiência. Desenvolvemos também a consciência de que objetos comuns do cotidiano podem ser utilizados como armas e não devem ser subestimados.

Mapeamento de pontos vitais ou Estudo da anatomia e fisiologia humana

Exploramos o uso da Anatomia e Fisiologia para a detecção de pontos vitais em todo o corpo humano. Potencializamos assim a eficiência dos danos causados ao oponente poupando força, tempo e energia para dominá-lo. Os efeitos são variados de acordo com a região atacada e o ângulo utilizado no ataque, podendo resultar em: fraturas (ossos), luxações (articulações), espasmos (músculos), perda de consciência (circulação sanguínea e cérebro) ou insuficiência respiratória (pulmões e diafragma).

Manipulação do espaço e distância em combate

O controle e a consciência do espaço são essenciais em todas aos tipos de combate, seja ele entre 2 ou mais oponentes. Aprendemos no Butoku Dojo técnicas de posicionamento que permitem tirar vantagem de qualquer tipo de adversário, resguardando nossa integridade física. Ocultar nossos movimentos e intenção também é parte do treinamento – golpes desferidos sem tencionar o corpo e em ângulos específicos dificultam a percepção visual e, consequentemente, a possibilidade de defesa.

Controle psicológico dos níveis de estresse e tensão

Realizamos também exercícios de intuito psicológico simulando situações reais de sobrevivência com objetivo de treinar o praticante a superar ameaças sob estresse e tensão, tornando-o apto a reagir sob qualquer tipo de pressão.

Técnicas de evasão (camuflagem, escapismo e acrobacia)

Estudamos estratégias de evasão e diferentes métodos para escapar de torções, chaves e imobilizações. Aprendemos também a ocultar o próprio corpo e possíveis armas de forma a surpreender o oponente e praticamos diversos tipos de rolamentos e acrobacias com intuitos evasivos.