As 9 Tradições

São 9 as escolas, estilos ou tradições marciais ensinadas dentro da Bujinkan e do Butoku Dojo. Elas passam de soke para soke, os herdeiros da tradição, responsáveis manter vivas e transmitir os ensinamentos para a próxima geração,  perpetuando a escola e permitindo que ela acompanhe o espírito do seu tempo sem perder de vista suas raízes. Masaaki Hatsumi é atualmente o soke das 9 tradições que estudamos e sua posição na linha sucessória encontra-se entre parênteses, ao lado dos nomes. são elas:

Gyokko Ryu Koshijutsu (28º)

“Destrua o poder de teu inimigo, mas respeite sua vida”.

Fundada em meados do século XII por Tozawa Hakunnsai, é a escola mais antiga da Bujinkan. Responsável pelo fundamento do sistema da Bujinkan, como o Kihon Happo e Sanshin No Kata. Utiliza técnicas de ataque específicas visando pontos vitais do corpo humano (kyusho), que danificam músculos, órgãos e nervos do inimigo. Este conjunto de técnicas é denominado Koshijutsu.

Togakure Ryu Ninpo (34º)

“Usar a espada somente para defender o país, família, natureza e paz”.

Fundada no século XII por Daisuke Nishina, é a segunda escola mais antiga da Bujinkan. Origina-se dela a base do Ninjutsu encontrado no sistema da Bujinkan. É famosa por suas armas, como Senbam Shuriken (lâminas de arremesso), Shuko (garras de metal utilizadas pra lutar e escalar) e Shinodake (zarabatana de bambu usada para respirar sob a água e disparar dardos). Escola de Ninjutsu.

Shinden Fudo Ryu Dakentaijutsu (26º)

“Reconheça as tristezas e as preocupações como sensações naturais e procure o coração inabalável (Fudoshin)”.

Fundada no século XII por Izumo Kanja Yoshitero, utiliza métodos de treinamento e fortalecimento do corpo através de ferramentas encontradas na natureza. Alguns exemplos incluem golpear árvores, escalar montanhas e erguer rochas. É famosa também por técnicas de saques de espada, pelo grande numero de técnicas de projeção (nage) e arremesso e por não assumir uma postura ou guarda específica durante o combate. É uma escola de origem Samurai.

Kukishinden Ryu (28º)

”Cair oito vezes, levantar-se nove. Cada vez que levantar, deve-se renovar a energia erguendo-se com a fúria de um oni”.

Fundada no século XIV por Ryūshin Yakushimaru Kuk, é voltada, principalmente, para batalhas em campos abertos, modo característico de combate dos Samurais. Utiliza Yoroi (armadura do Samurai) e diversas armas, dentre elas: Naginata (Alabarda), Yari (lança), Bo (Bastão) e Katana (espada). É uma escola de origem Samurai.

Koto Ryu Koppojutsu (18º)

“Treinar incansavelmente até ser capaz de derrubar um tigre com as mãos”.

Fundada no século XVI por Satagami Teno Kurishige, é conhecida pelo Koppojutsu (sistema de ataque a ossos e articulações do corpo humano). Esta escola utiliza métodos de calejamento (enrijecimento ósseo) das principais armas corporais, como o punho. Tem como característica formas não convencionais de usar a Katana (espada) e grande ênfase ao controle da distância (ma-ai) durante o combate.

Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu (17º)

“Um salgueiro tem galhos e caules flexíveis e se adapta as condições do tempo. No entanto, uma árvore alta de galhada rígida se quebrará com a tempestade ou a neve em sua copa”.

Fundada no século XVII por Oriuemon Shingenobu Takagi, é a mais jovem tradição da Bujinkan. É voltada para samurais que exerciam a função de guarda-costas. Suas técnicas são eficientes, rápidas e possuem muitas projeções do oponente diretamente ao solo (otoshi) seguida por imobilizações. Nesta escola se utiliza Kiai (gritos com vogais ou consoantes especificas). Escola de origem Samurai.

Gikan Ryu Koppojutsu (15º)

“Deste lado não vem o primeiro golpe”.

Fundada no século XVI por Sasaki Oruemon Akiyari, a especialidade desta escola é a forma de socar projetada pra dilacerar ossos e o treinamento em posturas ou guardas de combate que demandam grande equilíbrio e coordenação.

Gyokushin Ryu Ninpo (21º)

Fundada no século XVI por Sasaki Oruemon Akiyari, é famosa pelo uso de Nagenawa (utilização da corda para laçar e capturar) e técnicas de espionagem para obtenção de informação. Escola de Ninjutsu.

Kumogakure Ryu Ninpo (14º)

Fundada no século XVI por Iga Heinaizaemon, é famosa pelo uso de máscaras demoníacas para assustar o inimigo e também pelo uso de Kamayari (corrente e foice). A Kumogakure é especialista em técnicas de salto, tanto acrobáticas quando combinadas a golpes, e utiliza, com freqüência, ataques com ambas as mãos ou pés. Escola de Ninjutsu.