A Bujinkan

A Bujinkan, ou “Casa do Guerreiro Divino”, é uma organização reconhecida pelo governo japonês dedicada ao ensino e disseminação de nove escolas de artes marciais, ou nove tradições. Fundada por Masaaki Hatsumi, a Bujinkan tem sua sede no Hombu Dojo, localizado em Chiba, Japão.

Pode-se entender a Bujinkan Budo Taijutsu como a prática de nove tradições marciais (Ryu Ha) japonesas, sendo que a mais antiga delas tem mais de 900 anos. Ao longo dos séculos essas escolas se desenvolveram, refinaram suas técnicas e criaram especializações, tendo como ambiente o conturbado Japão do período Sengoku (Período das Guerras), e hoje buscamos ensinar essas artes se atentando para suas origens e tradições, mas sem perderde vista o presente e suas particularidades.

Como pode ser visto no quadro abaixo três das escolas da Bujinkan vêm de uma linhagem samurai, voltadas, por exemplo, para o combate aberto e a proteção de alguém; três de linhagem ninja, voltadas para espionagem e táticas de guerra não-convencionais; e outras três que já não podem ser colocadas num grupo coeso, mas que consistem em combate corporal.